Depois que as empresas de antivírus passaram a investir no desenvolvimento de produtos para proteção dos telemóveis, algumas companhias do setor começaram a contra-atacar e a dizer que isso não passa de muito barulho e que aparelhos móveis são seguros para viver sem proteção.

A cada dia que passa usamos mais o telemóvel do que o computador, por conveniência de poder carregar tudo o que precisamos no bolso.

Isso dito, a conclusão é a seguinte: hoje os cybercriminosos ainda focam em ataques a computadores, mas com o aumento no uso de telefones móveis, eles mudaram de estratégia do dia para a noite.

Portanto, aqui vão 4 razões para não usar um antivírus no seu telemóvel:

1) Não salva nenhuma informação importante em seu telemóvel: caso seja uma das poucas pessoas que não faz nada com o seu telemóvel além de ligar para os amigos, então talvez pode-se dar ao luxo de não usar um antivírus no telemóvel. Mas se alguma vez na vida fez compras via telemóvel, então lembre-se que os seus dados estão possivelmente armazenados em algum local de fácil acesso.

2) Acredita fielmente que o seu telemóvel jamais substituirá o computador: se você está 100% certo de que o desenvolvimento tecnológico que aconteceu nos últimos 14 anos não continuará a passos tão largos, então não há necessidade nenhuma de usar antivírus no telemóvel, pois possivelmente você não pretende deixar o seu computador e nada faz no seu telemóvel.

3) Você não corre o risco de perder ou ter seu telemóvel roubado: caso você viva num local super seguro para ter certeza de que seu telemóvel não vai cair em mãos erradas, então não tem que se preocupar em instalar um antivírus com sistema antifurto. Isso será inútil!

4) Você não usa internet wifi: talvez jamais precisará de usar uma rede WiFi para aceder à internet no seu telemóvel, mas caso precise então mantenha em mente que são em locais como esses que corremos os maiores riscos de ataques e contaminação.

Ou seja, se você se sente nu ao sair de casa sem telemóvel, acede à internet através dele em wifi do centro comercial, restaurante, aeroporto, etc…, anda de carro ou a pé pelas ruas das principais cidades e armazena mais de 50% dos seus dados pessoais e de negócios neste pequeno aparelho, então está na hora de instalar um antivírus, pelo menos uma versão gratuita.

Lembre-se que hackers trabalham 24 horas dia, 7 dias por semana para encontrar falhas em sistemas e conforme aumenta o número de utilizadores e o uso de todo o tipo de aplicações nos telemóveis, sobe também o interesse por descobrir formas de implementar novos ataques.

Ainda acha que não vale a pena ter protegido o seu telemóvel?

O risco é real. Não arrisque.