1. Verifique regularmente os seus extratos bancários
Hoje, a maioria das pessoas tem acesso a extratos bancários on-line ou recebe-os no final do mês. Tente verificar o extrato o mais rápido possível. Existem ladrões que não esvaziam completamente a sua conta, mas retiram uma quantia menor de dinheiro por períodos mais longos. Se não prestar atenção, isso não suscitará suspeitas, mas elas afetarão o seu orçamento.
2. Faça backup de todos os seus dados
A melhor maneira de promover a segurança do computador é fazer backup dos dados nos seus dispositivos. Atualmente, existem muitas opções para fazer isso. Deve manter as suas informações importantes em local seguro, como uma nuvem segura, obter um disco rígido externo (NAS), etc.
3. Não clique em tudo que vê
Isso é óbvio, mas pense duas vezes antes de clicar em tudo o que gosta. Se algo parece bom demais para ser verdade, geralmente é bom demais para ser verdade. Se estiver em dúvida sobre uma empresa ou serviço sobre o qual deseja saber mais ou sobre um site em que deseja se inscrever, pesquise no Google primeiro para obter algumas informações.
4. Cuidado com computadores públicos
Provavelmente está a carregar o seu próprio dispositivo quando vai a algum lado, mas as bibliotecas do campus universitário, os hoteis, aeroportos, cafés, também terão computadores públicos. A qualquer momento, poderá necessitar usar um computador público. Ao fazê-lo, certifique-se de usá-lo com sabedoria. Não salve passwords, efetue logout dos perfis e tente não aceder a sites que revelam as suas informações bancárias ou confidenciais.
5. Não compre em sites/lojas online estranhos
Compras on-line podem ser viciantes e oferecem mais opções do que as lojas reais. No entanto, nem tudo o que parece ser bom virá como tal. Além disso, nem todo site será seguro para usar. Então, compre com cuidado. Se deseja comprar algo de uma nova loja, lembre-se de pesquisar no Google primeiro e verificar todas as informações sobre a empresa e acima de tudo se é real e tem outros meios de contacto. Ter apenas um email ou formulário de contato, tenha cuidado, pois na maioria das vezes, vai dar problemas. Veja também as políticas de privacidade desses sites e se cumprem todos os requisitos legais existentes.
6. Cuidado com o local onde compartilha os seus dados pessoais
Mesmo quando estiver a tentar obter algo de graça, como, por exemplo, um pequeno ebook com dicas para escolher um tópico de como saber poupar ou ser o guru da gestão, não revele as suas informações pessoais ao se inscrever, a menos que tenha certeza de que o site é seguro e está relacionado com uma empresa que realmente existe e de preferência com histórico na área de atividade.
7. Tenha sempre um sistema de segurança e proteção atualizado
Se não tiver um, compre um o mais rápido possível. Existem muitas opções acessíveis de antivírus, anti-malware, além de versões de avaliação gratuitas que manterão os seus dados seguros até que obtenha o dinheiro para optar por uma versão paga. Quando escolhe um sistema de cibersegurança on-line, procure por um que não apenas o proteja contra vírus, mas também filtre a extensão e ofereça proteção por firewall, atualizações automáticas do software e proteção dos emails. Hoje não basta ter apenas uma antivírus instalado.
8. Ative “Encontrar o meu telefone”
Os telefones modernos têm a opção “encontrar o meu telefone” que pode ativar para rastrear o telefone, se o perder. Também existem muitos aplicativos para download que ajudarão a rastrear o seu telefone, se o perder ou se for roubado. O roubo de dados é algo em que dificilmente se pensa até que isso aconteça. Os ataques cibernéticos são cada vez mais frequentes todos os dias e, para evitar ser vítima de tal roubo, você precisa tomar todas as precauções possíveis. Para manter os seus dados protegidos, use as oito dicas acima.