Sabe qual é o passo mais importante em todo o processo de backup?
A recuperação.
Afinal de contas, de que serve executar uma cópia de segurança regularmente se não for possível restaurar os seus dados?

Muitas pessoas pensam que agendar uma cópia de segurança regular é suficiente. Instalaria um sistema de segurança em sua casa sem verificar se este estava a funcionar?
A resposta é não e existem outros tipos de atividades que requerem um acompanhamento regular como vai poder confirmar neste artigo.

Agir agora para evitar um pesadelo de perda de dados

A boa notícia é que não é preciso muito tempo ou esforço para manter as melhores práticas da indústria com os seus backups. Com um planeamento adequado, pode criar um sistema que funcione para si e elimine praticamente todos os desastres que possa encontrar.

O número mágico? Três.

Mantenha três cópias dos seus dados e certifique-se de que estão atualizados. Se isso representa um backup completo todos os meses, semanas ou dias depende inteiramente da sua disponibilidade e paciência. Com ferramentas como as da Macrium, tem a flexibilidade de criar horários para as suas cópias de segurança completas, diferenciais e incrementais. Obviamente, quanto mais cópias tiver, mais seguro estará, mas isso é apenas uma parte do plano.

Dois tipos de media

Manter três cópias diferentes armazenadas no mesmo disco rígido ou servidor não é lógico. Qualquer que seja o desastre que possa ocorrer, pode atingir os três, quer seja uma falha de hardware, um evento ambiental como um incêndio, ou um vírus. Para se proteger, mantenha pelo menos uma versão dos seus dados armazenados em armazenamento externo, como uma pen USB ou um disco rígido portátil.

Não é preciso muita imaginação para imaginar um cenário em que tanto um computador como uma unidade USB são danificados. O método mais seguro de proteger os seus dados é manter uma cópia dos mesmos separada dos outros. Isto pode ser tão simples como um segundo disco rígido externo mantido em funcionamento, ou uma solução de armazenamento na cloud.

Pensamentos finais

E com todas estas ideias arrumadas, regressamos à parte mais crítica – a recuperação. Numa base regular, certifique-se de verificar se cada uma das suas cópias é totalmente recuperável. Já compreende certamente a importância de executar backups. A boa notícia é que ferramentas do Macrium Reflect tornam possível recuperar os seus dados de forma rápida e eficiente, caso alguma vez tenha de o fazer!

Fale connosco e veja como podemos ajudá-lo a assegurar que nunca mais vai perder dados essenciais do seu negócio.

Fonte: Whitehat Macrium