Porque deve ser uma prioridade!
Ataques informáticos e violações de segurança têm sido uma constante nestes últimos tempos. Ainda partilha do pensamento que a cibersegurança representa um preço acrescido para as organizações?
O prejuízo financeiro e a perda de credibilidade é o impacto que qualquer organização sofre independentemente da sua dimensão e sector quando negligência a segurança da informação e os problemas que a cibersegurança se propõe resolver.
A cibersegurança é um termo amplamente utilizado e que está diretamente associado a outras palavras como, ciberespaço, ciberameaças, cibercriminosos e outros conceitos desta linha. A cibersegurança consiste num conjunto de tecnologias, processos e sobre tudo boas práticas que têm o objetivo de proteger o ciberespaço, redes de computadores, programas e informações, e também as pessoas e as infraestruturas contra ataques informáticos, danos ou acesso não autorizado.
O nome da poção mágica?
Garantir uma resposta imediata a uma ameaça exige coordenação e procedimentos amplamente distribuídos no seio da organização. A necessidade do investimento em profissionais capacitados e tecnologias apropriadas às necessidades de cada organização em particular fazem parte do desafio proposto.
Um dos maiores desafios impostos pela cibersegurança é a natureza e a constante evolução dos ciberataques. Isso exige mais do que procedimentos e tecnologias totalmente estabelecidas no seio de uma organização. Aqui é destacada a importância das organizações terem uma abordagem proativa e preventiva, incluindo monitorização contínua e avaliações em tempo real.
Respondendo à questão: O nome da poção mágica?
Para que as empresas atinjam qualquer objetivo, é fundamental o investimento. Este investimento inclui profissionais capacitados e ferramentas capazes de analisar os comportamentos considerados de rotina, mas também todos aqueles que se afastam de um estado considerado normal.
Por muito desafiador que pareça, e mesmo na realidade em que o IT não é uma realidade nem um sector primário na organização, é necessário proteger informações pessoais dos clientes e funcionários, informações financeiras e de operação contra roubo, divulgação ou alterações não autorizadas.
A prevenção e a consciencialização são a primeira medida de prevenção
Definir um plano de ação inicial poderá consistir num dos objetivos primários para que as organizações se consideram prontas a evitar e tratar incidentes de segurança.
Definir metas e objetivos
Para alcançar o sucesso é necessário um plano que forneça todas as orientações. As organizações devem começar por estabelecer planos de reação de forma a reagirem prontamente a ataques e incidentes de segurança.
Gestão de riscos
A cibersegurança é considerada uma atividade ligada à gestão de riscos. É uma atividade que ajuda na identificação dos ativos, pessoas, processos de negócios e tecnologias críticas para as operações diárias de uma organização.
Gestão de identidade
É preciso obter os acessos adequados à informação e obter noção de como eles são utilizados e por quem.
Monitorização da infraestrutura
É necessário analisar cada pacote no tráfego da rede e perceber se ele poderá representar um risco ou se o fluxo é completamente seguro.
A arquitetura apresentada precisa de ir além dos itens descritos. É necessário garantir que é possível chegar a um nível de segurança adequado à realidade das diferentes organizações.
Vivemos numa era digital em que cibersegurança é um processo mandatório. Em caso contrário, qualquer organização poderá ser complementarmente extinta devido a um incidente de segurança. Tem dúvidas?
Um artigo de Pedro Tavares #segurançainformatica