Como identificar mensagens de spam?
Mensagens de spam podem ser bem elaboradas e enganar os utilizadores, parecendo mensagens verdadeiras. Por isso é importante saber identificar essas mensagens para que sejam descartadas e classificadas como spam. Veja alguns itens a serem observados para identificar mensagens de spam:
- Cabeçalhos suspeitos: informações de remetente e destinatários incompletos, em ambos podem aparecer apelidos ou nomes genéricos.
Se o remetente é desconhecido o os destinatários estão ocultos, esse é um forte indício de que a mensagem é um spam e pode possuir conteúdo nocivo; - Assunto suspeito: se o campo assunto é suspeito e estranho ao conhecimento do destinatário, desconfie. Esse campo é usado para atrair a abrir as mensagens, então tenha cuidado, não abra;
- Anexos e links: mensagens de e-mail que contém anexos e links a serem clicados, podem ser nocivas;
- Recebimento único: mensagens que informam que serão enviadas uma única vez geralmente são spam;
- Opções de sair da lista e remoção: alguns spams justificam o abuso de mensagens informando como opção de ser removido da lista e sugerindo a remoção do e-mail do registo.
Geralmente estas mensagens são spam;
Existem muitas formas do seu e-mail ir parar em listas de envio de spam. Existem empresas que comercializam listas para envio de publicidades e inúmeros sites que se utilizam métodos maliciosos para captar e-mails e até mesmo instalar vírus nos computadores, fazendo destes, fontes de spam.
É importante evitar e ter muito cuidado ao aceder a sites de conteúdo suspeito, como drogas, violência, pornografia e jogos.
Como se proteger de mensagens de spam?
A melhor forma de evitar o recebimento de spam e problemas de segurança e vírus é navegar com consciência na rede.
Na internet é necessário cuidados semelhantes aos que temos no trânsito e ao entrar e sair das nossas casas.
Veja abaixo algumas dicas importantes de segurança e prevenção de spam:
- Preserve e evite informar dados pessoais, e-mails e principalmente senhas de bancos e de cartão de crédito;
- Tenha e-mails distintos para atividades profissionais, pessoais, compras e registos on-line;
- Evite clicar em links suspeitos em sites, principalmente sendo sites desconhecidos e também em links de mensagens de e-mail;
- Precaução em aceder e clicar em promoções e oportunidades aparentemente imperdíveis de descontos e compras, muitas vezes podem disfarçar vírus e registos irregulares;
- Evite realizar registos em sites sem antes obter informações completas sobre os sites e produtos ou serviços oferecidos. É importante também buscar referências em outros sites e conhecidos;
- Tenha sempre habilitado os recursos de anti-spam do e-mail fornecidos pelo fornecedor desse serviço;
- É importante utilizar ferramentas de prevenção em seu computador, como anti-spyware, firewall pessoal e antivírus;
- Em ambientes empresariais, utilize sistema de bloqueio de sites nocivos, evitando o acesso à links maliciosos enviados como spam.
Sabemos que é praticamente impossível evitar o recebimento de mensagens indesejadas, mas seguindo essas dicas e navegando na internet com precaução, é possível reduzir os spans e principalmente, evitar problemas de segurança como perda de informações ou problemas com bancos e cartão de crédito.
10 boas práticas de segurança na internet para empresas e profissionais:
- Realize formação de segurança na internet com a sua equipa
- Defina regras e uma política de uso correto da internet da empresa
- Use senhas seguras
- Tenha um bom antivírus em todos os dispositivos
- Mantenha sistemas e softwares atualizados
- Evite o uso de softwares piratas
- Faça backup dos dados da empresa
- Proteja os acessos remotos
- Faça o controle de acesso à internet
- Use um bom sistema de Firewall
RISESEC = O risco é real. Não arrisque.