Quando falamos de políticas de backup em empresas, existem 2 tipos no mundo: as empresas que nunca perderam a informação do seu negócio e as que vão perder no futuro. (Peter Krogh).
Fique a conhecer alguns dos fatores que podem originar a perda de dados e que justificam claramente a necessidade das empresas adotarem políticas de backup adequadas:
- Falha nos sistemas informáticos;
- Ataques informáticos (ex. Ransomware);
- Dados Corrompidos;
- Problemas de Energia;
- Roubo / Assalto;
- Desastres Naturais;
- Erro Humano;
Se a informação da sua empresa ou dos seus clientes, é crucial para o seu negócio, então, deve conhecer e implementar esta regra de ouro na sua empresa quer em ambientes físicos quer em ambientes virtuais.
- 1º – Crie 3 backups da sua informação da sua empresa;
- Para além dos dados primários deve ter mais 2 backups.
- 2º – Armazenar os backups em locais diferentes (obrigatório de acordo com o decreto lei 28/2019)
- 3º – Mantenha um dos backups Off-Site. Recomendamos que seja em ambiente Cloud. Desta forma garante que existe uma separação física de segurança entre os backups.
Analise estes 3 cenários e perceba o motivo da necessidade de existir 3 cópias de segurança.
Cenário de backup 1
Faz backup para 1 servidor NAS localizado na sua empresa. O ficheiro de backup foi corrompido. Conclusão, ficou sem a informação.
Cenário de backup 2
Faz 2 backups: 1 no NAS e outro no servidor da sua empresa. O disco do servidor avaria e o NAS foi acidentalmente desligado pela pessoa responsável pela limpeza. Conclusão, ficou sem a informação.
Cenário de backup 3
Faz 3 backups: 2 on-site e 1 na Cloud. Falham os 2 backups na empresa, mas a sua informação fica salvaguardada com o backup na cloud.
O que deve fazer?
1º Automatizar. Os backups não devem ter qualquer intervenção humana.
Utilize um software profissional para agendamento de backups automáticos e com incrementais que teste o backup após ter sido efetuado.
2º Organizar. Defina corretamente as políticas de backup adequadas ao seu negócio.
Tenha claro qual é a frequência com que a informação crítica é gerada e defina então a frequência com que os backups são efetuados com base na necessidade real do negócio. É suficiente 1 vez por dia? Ou tem de ser de hora a hora?
3º – Duplicar Off-Site. Faça backups Off-Site na Nuvem.
O backup na Cloud oferece a última camada de segurança, principalmente contra desastres naturais e roubo. Os data centers são desenhados para garantir a total segurança dos servidores. Além disso, a maioria dos provedores de serviços cloud tem os servidores em vários data centers.
4º Testar e Documentar. Monitorize as rotinas de backup e efectue testes frequentes.
Fale connosco, somos especialistas na implementação de soluções profissionais de backup, disaster recovery e business continuity.