Como calcular a saúde financeira de uma empresa?
É essencial saber como diagnosticar a saúde financeira de uma empresa, embora seja um processo complexo. O mais importante a reter é o facto da saúde financeira depender de um conjunto de indicadores e KPIs, que ajudam a interpretar os resultados obtidos pela empresa.
Esta análise poderá, então, ser baseada em alguns “fatores-chave” que lhe vamos mostrar e o seu objetivo deve passar por entender se existem problemas, em que consistem e a que se devem, de forma a estabelecer estratégias para os superar.
Quais os fatores mais relevantes a considerar?
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Fluxos de caixa
Os fluxos de caixa representam as entradas e saídas de dinheiro dos cofres da empresa, o que o torna um dos principais indicadores para avaliar a situação financeira da mesma, uma vez que permite identificar possíveis situações de défice financeiro a curto prazo, que se podem estender a longo prazo;
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Passivo
O passivo de uma empresa diz respeito às obrigações, isto é, às despesas em diferentes fatores, como empréstimos, investimentos da empresa ou outro tipo de dívidas a fornecedores ou ao governo, por exemplo.
É importante que o valor do passivo seja inferior ao dos ativos, de forma a garantir que tem capitais próprios da empresa, que a mantenham em funcionamento e saudável;
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Liquidez corrente
A liquidez corrente de uma empresa transcreve a capacidade que esta possui para pagar as suas dívidas a curto prazo (passivos circulantes), a partir de receitas futuras. Assim, poderá avaliar possíveis necessidades e antecipar soluções.
Poderá calcular através da seguinte equação:
Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante
Se o resultado for maior que 1, a empresa possui ativos suficientes para pagar as dívidas correntes.
Por outro lado, se o resultado for menor que 1, a empresa não conseguirá cumprir com as suas obrigações, sendo considerada uma situação de alto risco, que pode levar à decisão de encerramento da empresa e/ou à abertura de um processo de insolvência financeira;
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Ticket ou carrinho médio
O ticket médio ou carrinho médio é um indicador fundamental para avaliar a relação entre o número de vendas e o retorno obtido pelas mesmas.
Posto isto, poderá calculá-lo através da seguinte fórmula:
Ticket médio = Volume de Vendas / Número de Vendas
Este resultado descreve o valor médio que um cliente faz em cada venda e é bastante importante para entender se esse resultado está de acordo com o previsto, se o preço dos seus produtos é adequado ou se deve criar algumas estratégias de melhoria deste fator, incentivando à compra.
Pode fazê-lo, por exemplo, a partir de estratégias de cross-selling ou de pequenas ofertas de entregas gratuitas para compras acima do valor de carrinho médio que pretende alcançar;
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ROI (Return On Investment)
O ROI é o retorno do investimento realizado pela empresa e é uma métrica utilizada por todas as empresas, de modo a perceber quanto está a ganhar pelo investimento realizado.
Calcula-se pela seguinte fórmula:
ROI = (Receita gerada – Custos) / Custos
Quanto maior for o ROI, maior será o lucro para a empresa;
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EBITDA & EBIT
Tanto o EBITDA com o EBIT são fundamentais para calcular a rentabilidade, eficiência, capacidade de produção, ganhos e perdas do negócio, de forma objetiva, sendo que o EBIT inclui o valor das amortizações e a depreciações, ao contrário do EBITDA.
Fonte: Racius
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