Um dos casos mais recentes aproveita as chamadas telefónicas para tentar roubar dinheiro às pessoas. E atenção porque não é assim tão difícil cairmos neste esquema.

Na prática e conforme refere o banco BPI num alerta estão a ser feitas algumas chamadas telefónicas, por indivíduos que se fazem passar por colaboradores do BPI, que têm como único objetivo a obtenção ilícita de dados pessoais para posterior utilização fraudulenta no BPI Net, BPI APP ou no BPI Net Empresas.

No decorrer destas chamadas, os Clientes são questionados sobre operações que não reconhecem, sendo informados de seguida que serão enviados códigos SMS para anular as operações suspeitas. Estes códigos SMS servem para realizar as referidas operações fraudulentas.

Dito isto, se receber uma comunicação semelhante não deve fornecer quaisquer dados, principalmente códigos de SMS.
A melhor ideia será de facto desligar de imediato a chamada.

Tenha em conta que nem o BPI nem qualquer outro banco solicitam informações sobre os códigos de autorização enviados por SMS, o preenchimento do cartão pessoal de coordenadas ou validação do número de telemóvel. 

Dito isto, as coordenadas que entretanto foram extintas e os códigos de autorização SMS apenas são solicitados para confirmar operações iniciadas pelo Cliente.

Assim, tenha muito cuidado com o que diz ao telefone!

Fonte: Nuno Mendes ESET Portugal