A RISEMA com a solução E-goi já fornece todas as ferramentas para cumprir o RGPD em comunicação de marketing, mas porque o tempo é escasso, podemos implementar por si.

Esclareça aqui as suas dúvidas e depois disto ligue connosco, vamos ajudar!

Tenho uma lista de contatos com quem costumo comunicar por SMS, mas sem autorização explícita deles. O que faço?
Não se preocupe! Se já tem uma relação prévia com eles (ex. são clientes seus), essa relação é suficiente para constituir autorização. É sempre bom ter um formulário double opt-in para que os novos clientes dêem autorização explícita, mas não tem que pedir reconfirmação aos antigos!

O Regulamento Geral de Protecção de Dados não é específico sobre as SMS.
Portanto, basta ter a certeza de que:
• todos os seus contatos deram autorização para receber as SMS (preferencialmente através de um formulário double opt-in)

• o local onde esses contatos se inscreveram diz com clareza qual é o tipo de conteúdo que vão receber por SMS e com que frequência

• as SMS que envia têm no remetente o nome do seu negócio ou empresa e dão ao contato a possibilidade de se remover imediatamente

• os seus processos internos para tratar e proteger dados pessoais seguem o RGPD (se guarda os seus contatos sempre no E-goi, já segue o RGPD!)

Não tenho autorização específica dos meus clientes para enviar SMS (só tenho para email). Posso enviar mesmo assim?
Claro que sim! Se os seus contatos consentiram em receber as suas comunicações e deram endereço de email e n.º móvel, pode enviá-las pelo canal que quiser. Não há nada no RGPD que indique o contrário.

Como dou ao contato a possibilidade de se remover imediatamente das minhas SMS?
É fácil! Pode:
– Usar as Smart SMS (custam o mesmo que uma SMS normal) e colocar o nosso código “!remove” como link da landing page. No final do texto, escreva, por exemplo, “Para não receber mais, vá a:”. Assim, a Smart SMS terá depois desse texto um pequeno link onde basta que a pessoa toque para se remover automaticamente.

– Se a sua Smart SMS já tem uma landing page própria, pode criar nessa mesma landing um link com o código “!remove” (sem aspas) e o texto, por exemplo, “Remover” ou “Deixar de receber estas mensagens”.

– Caso prefira usar as SMS normais, pode colocar no final da SMS um texto como “Para deixar de receber, envie STOP para XXXXXXXX”, onde “XXXXXXXX” é um número seu. Sempre que alguém enviar “STOP” para esse número, terá que remover à mão esse contato. Este método é o menos recomendável, dado que não é automático.

O RGPD obriga a que eu peça outra vez autorização aos meus contatos?
Não 🙂
Não há nada no Regulamento Geral de Protecção de Dados que refira essa obrigação. Se já segue as boas práticas do marketing e tem processos internos para tratar e proteger dados pessoais segundo as regras do RGPD, não é preciso obter novo consentimento dos seus contatos para lhes enviar as suas comunicações.

Se pretende uma solução e do nosso apoio, para o ajudar a tratar de tudo isto em conformidade com o RGPD e de uma forma automática, experimente o E-GOI, uma plataforma online de marketing digital, para o envio de email e sms marketing e muito mais…