Não deixe que desequilíbrios no seu inventário afetem o seu negócio

A perda de vendas e os custos acentuados fazem com que uma fraca gestão do inventário seja um problema importante.

Não ter stock suficiente resulta em ruturas de stock. Os pedidos entram, não tem os artigos que o cliente pretende, segue-se uma luta para enviar reposições de valor mais elevado ou, ainda pior, perde a venda para um concorrente que tem disponível o stock pretendido. As ruturas de stock acarretam custos de oportunidade: a oportunidade de vender ao melhor preço e a oportunidade de vender de todo. Por outro lado, ter excesso de stock acarreta custos, pois o inventário que possui em stock tem de ser armazenado, segurado, protegido contra redução, desvalorizado e tributado como um ativo.
Artigos em excesso custam geralmente à empresa mais 25% a 50% por ano.
O excesso de stock também acarreta custos de oportunidade: o capital de exploração imobilizado em inventário por vender não está disponível para outras finalidades.

Como melhorar a gestão de inventário

A melhoria da gestão de inventário exige um controlo crescente das suas operações de armazém e do stock físico nele existente.
Apresentamos em seguida quatro aspetos em que pode trabalhar de imediato que irão melhorar a gestão do seu inventário:

1. Avaliar as suas práticas atuais
2. Efetuar revisões de stock de rotina
3. Sistematizar o reabastecimento de stock
4. Estudar o comportamento dos clientes

Saiba que tem até 31 Janeiro de 2020 para enviar à AT (portal efatura), o seu ficheiro com o inventário com as quantidades e também com valores, relativo ao ano 2019
As multas por falhar este envio, vão de 400€ a 20,000€ para uma sociedade.

Temos uma ferramenta útil e simples para o seu negócio, pois possibilita a contagem de inventários, nos vários armazéns e suas localizações, através dos códigos de barras ou referência dos artigos, permitindo ainda a consulta em tempo real do inventário, preços (price checking), fornecedores, etc.
As contagens criadas com a aplicação são sincronizadas com o software de gestão e posteriormente utilizadas no backoffice para criar vários tipos de documentos, como vendas, compras, stocks, impressão de etiquetas… É também possível exportar as contagens para ficheiro CSV (Excel).

Pretende aconselhamento empresarial sobre como gerir o seu inventário e a cadeia de distribuição?