Um inventário, em termos simples, nada mais é do que uma lista com a descrição e quantidades de todos os artigos ou bens em posse de uma pessoa ou de uma organização.

1. Escolher bem quando fazer o inventário
Para evitar grandes azáfamas no final do ano, o aconselhável é que verifique o stock pelo menos a meio do ano, assim irá evitar grandes discrepâncias e trabalhos dobrados. Evite realizar a contagem em dias em existe um grande fluxo de saídas e entradas. O ideal é escolher um dia em que o stock esteja parado.

2. Organize o espaço antes de contar e registrar
Essa prática tornará o trabalho mais eficiente e diminuirá as possíveis dificuldades. Um espaço limpo, com itens agrupados por categorias e visualmente agradável, é a melhor opção para possibilitar um inventário bem-sucedido.

3. Categorize e identifique espaços
Ao fazer a contagem, estabeleça também o número de prateleiras, gavetas, armários e qualquer outro mobiliário de armazenamento. Associe os itens a esses locais, para facilitar o trabalho, os registos e as próximas contagens.

4. Conte cada item, um por um
É importante não confiar nas indicações descritas nas caixas, por exemplo, pode acontecer de algumas delas conterem um pouco menos ou mais. O correto é ver e contar cada material ou produto na mão, para minimizar as margens de erro.

5. Faça uma segunda contagem
Ao terminar a primeira contagem, conte novamente com um segundo par de olhos e mãos para conferir as quantidades novamente, especialmente quando se depende apenas de recursos humanos, sem ajuda dos eletrónicos.

6. Faça um registro detalhado
Por fim, descreva ao máximo detalhe o artigo, será importante para manter um inventário completo. Quanto mais informação, maior a eficiência.

Fonte: meusucesso