NAS – Network Attached Storage, com tradução livre do inglês “servidor de armazenamento conectado em rede” é uma unidade de armazenamento exclusiva para guardar e compartilhar arquivos de diversos computadores através de uma rede local.

Também conhecidos como storages NAS, esses equipamentos podem ser encontrados montados em gabinetes externos ou em armários tipo rack, são compostos por um ou mais discos rígidos e possuem uma ou mais portas de comunicação para conexão em redes locais LAN.
Geralmente utilizado para organizar, centralizar e fazer backup de dados, um servidor NAS pode ainda executar aplicações sofisticadas, como ser virtualizado para diversos hosts numa grande rede empresarial, servir de servidor de nuvem de datacenters ou disponibilizar vários bases de dados para centenas de utilizadores.

O NAS é um servidor de rede que funciona como uma central de arquivos, armazenamento e backup para vários PCs numa rede local.
Para permitir que os computadores tenham acesso aos ficheiros, o network attached storage deve estar conectado à rede, seja por meio de um router, um switch ou outro equipamento. Além disso, por questões de segurança, é sempre recomendado que o mesmo esteja corretamente configurado, permitindo que apenas utilizadores autorizados tenham acesso aos dados.
O NAS, com tolerância a falhas usualmente é composto por discos rígidos para servidores e storages, equipados com sistemas para controle de vibração e calor, além de mecanismo de correção de falhas mais apurado que os encontrados em discos para computadores.

Além disso, sistemas compostos por vários discos podem ser configurados para trabalho conjunto, também conhecido como matrizes RAID (Redundant Array of Independent Drives). Esses arranjos de disco permitem, por exemplo, duplicar todo o conteúdo armazenado ou acelerar a busca de informações já gravadas, além de possuir sistemas de segurança que identificam discos defeituosos para substituição.
Os equipamentos atuais estão cada vez mais acessíveis e poderosos, entregando soluções práticas como fontes e ventiladores redundantes, mesmo em configurações básicas.

Armazenamento em rede para pequenas e médias empresas

Qualquer empresa precisa de um sistema de armazenamento profissional, que organize e centralize informações e seja equipado com recursos úteis como soluções para backup de dados ou acesso das informações via internet de forma segura. Os novos servidores NAS possuem recursos de nuvem que permitem fazer upload ou download dos dados armazenados, bastando para isso apenas uma conexão de internet e um dispositivo móvel.
Outro recurso valioso para os negócios é a sincronização de arquivos e de backup entre diversos computadores e dispositivos móveis com um único equipamento, centralizando e mantendo todos os dados sempre atualizados. Assim as informações distribuídas de vários computadores ou smartphones poderão ser centralizadas, organizadas e compartilhadas de forma simples e segura.

Como simplificar o processo decisão e comprar o equipamento storage certo?

O primeiro passo para obter a melhor negociação ao adquirir um servidor NAS é ter em mãos algumas informações importantes:

  1. Qual a capacidade em TB necessária para o crescimento dessa base de dados no curto e médio prazo?
  2. Quais serão as tarefas desempenhadas pelo novo servidor de rede e quais as expectativas de aquisição?
  3. Quantos pontos de falha existirão?
  4. Qual é o nível de redundância de hardware e software necessária para o servidor NAS?
  5. Os recursos humanos são adequados ao projeto?
  6. Como funciona a consultoria Pré e Pós Venda, os serviços e as empresas/profissionais envolvidos?

O valor de um storage NAS pode ser mensurado pelos eventuais problemas apresentados no decorrer de sua vida útil, pois são equipamentos fundamentais para o armazenamento e partilha de dados. Esses servidores são cruciais para o quotidiano de qualquer empresa ou consumidor, pois neles são depositadas desde informações como faturação, contabilidade e projetos da empresa, até arquivos pessoais como lembranças e ficheiros de áudio e multimédia.
Alguns aspectos importantes: alguns grandes fabricantes entregam soluções baseadas em discos proprietários, causando dependência na hora de expandir ou dar manutenção ao sistema.
Essa estratégia consiste em entregar o storage pelo menor preço possível e ganhar nas expansões, manutenção e acessórios.

Redundância, recuperação de desastres e escalabilidade

Alguns NAS (network attached storage) de baixo custo nem sempre atendem requisitos básicos necessários a continuidade de negócios. O esperado de qualquer sistema de armazenamento é a habilidade de formar e gerenciar arranjos de discos (RAID) para maior produtividade e performance. Além disso, é desejável que o servidor de rede possua gavetas removíveis para discos rígidos, permitindo a substituição de HDs defeituosos sem a necessidade de desligar o equipamento. Acredite, os discos rígidos em geral tem uma vida média útil de 3 anos, por isso baias de hard disks hot swap serão úteis no médio prazo.
A preocupação com a reposição dos discos soma-se com a escalabilidade, que é a capacidade de expansão do sistema caso necessário.

A principal razão de fazer backup é que equipamentos sempre falham, por mais seguros que sejam.
Práticas recomendadas sugerem que uma cópia completa dos dados seja feita pelo menos uma vez por semana, geralmente durante finais de semana ou fora do horário comercial. Para suplementar esse backup completo semanal, empresas geralmente agendam tarefas adicionais de backup incrementais ou diferenciais, copiando apenas os dados alterados desde o último backup completo.

Vulnerabilidades como erros humanos ou de software, corrupção de dados, falha de hardware, invasões virtuais, furtos e eventos como inundações ou incêndios precisam ser mensuradas antes de definir qual será o melhor plano de backup para cada situação.

Instantâneos: Reagir rapidamente para backup e reposição

Instantâneos registam os metadados dos arquivos fora do sistema de arquivos e permitem que os utilizadores preservem e restaurem várias versões do mesmo ficheiro, pasta ou até mesmo todo o volume.
Se ransomware atacar ou uma situação de desastre inesperado ocorrer no seu sistema, você pode agir rápida e agilmente reverter para o estado anterior em que um instantâneo foi gravado.

Mesmo grandes datacenters com diversas estruturas de redundância podem ocasionalmente ter problemas. O conceito de por todos os ovos numa única cesta continua a ser arriscado e imprudente, pois mesmo grandes empresas, site de redes sociais já tiveram problemas, vírus ou invasões.

Nenhum plano de backup é perfeito, mas o backup 3-2-1 é um bom começo! Venha saber o que é e como podemos ajudar!