Um bom gestor de passwords (das senhas) armazena, gera e atualiza as senhas para si com o pressionar de um botão.
Se está disposto a gastar alguns euros por mês, um gestor de senhas pode sincronizar as suas senhas em todos os seus dispositivos.
Veja como eles funcionam.
1) Apenas uma senha para lembrar: Para aceder a todas as suas senhas, só precisa de se lembrar de uma senha. Quando digita isso no gerenciador de senhas, ele desbloqueia o cofre que contém todas as suas senhas reais. Só precisar de se lembrar de uma senha é ótimo, mas significa que há muita coisa em jogo nessa única senha. Certifique-se de que seja boa.
2) Aplicativos e extensões: a maioria dos gestores de senhas são sistemas completos, e não um único software. Eles consistem em aplicativos ou extensões de navegador para cada um dos seus dispositivos (Windows, Mac, telefones Android, iPhone e tablets), que têm ferramentas para ajudá-lo a criar senhas seguras, armazená-las com segurança e avaliar a segurança de suas senhas existentes. Todas essas informações são enviadas para um servidor central onde as suas senhas são criptografadas, armazenadas e compartilhadas entre os dispositivos.
3) Resolver as senhas comprometidas: Embora os gestores de senhas possam ajudá-lo a criar senhas mais seguras e mantê-las protegidas de olhares indiscretos, eles não podem proteger a sua senha se o próprio site for violado. Isso não significa que eles não ajudem neste cenário. Todos os gestores de senhas baseados em nuvem oferecem ferramentas para alertá-lo sobre senhas potencialmente comprometidas. Os gestores de senha também tornam mais fácil alterar rapidamente uma senha comprometida e pesquisar as suas senhas para garantir que você não reutilize nenhum código já comprometido.
4) Deve desativar o preenchimento automático de formulários: alguns gestores de senhas preencherão e até enviarão formulários da web automaticamente para si. Isso é muito conveniente no dia a dia, mas para segurança adicional, sugerimos que desative este recurso.
O preenchimento automático de formulários no navegador tornou os gestores de senhas vulneráveis a ataques no passado.
5) Não entre em pânico com ataques: o software tem bugs, até mesmo o seu gestor de senhas. A questão não é o que deve fazer se souber que o seu gestor de senhas tem uma falha, mas o que fazer quando souber que seu gestor de senhas tem uma falha.
A resposta é, primeiro, não entre em pânico. Normalmente, os bugs são encontrados, relatados e corrigidos antes de serem explorados.
Mesmo que alguém consiga obter o acesso aos servidores do seu gestor de senhas, do seu lado ainda deve estar bem.
Todos os serviços de gestão de senhas armazenam apenas dados criptografados e nenhum deles armazena a sua chave de criptografia, o que significa que tudo o que um invasor obtém ao comprometer os seus servidores são dados criptografados, o que dificulta imenso ler a informação.
Se pretende experimentar uma solução segura e gratuita, experimente BITWarden