Recentemente uma empresa de cibersegurança (Kryptowire) descobriu que existem dispositivos com software Android a enviar dados para a China, como mensagens de texto, localização, registos das chamadas, … a cada 72 horas.
O software foi desenvolvido por uma empresa chinesa chamada Shanghai Adups Technology Company, que afirma que o código está ativo em mais de 700 milhões de dispositivos Android. De acordo com o Times, ele afeta predominantemente utilizadores internacionais e aqueles que usam dispositivos Android, mas o impacto total do backdoor não é totalmente conhecido.
Um funcionário do Google disse ao New York Times que pediu à Shanghai Adups Technology Company para remover o software de dispositivos que rodam na Google Play Store.
Além disso, o Kryptowire levou suas descobertas ao governo dos EUA.
A descoberta vem num momento turbulento para o Android, já que descobertas recentes de malware alegaram colocar milhões de dispositivos em risco de lidar com publicidade falsa e outros problemas. A notícia também adiciona mais combustível à conversa em torno de backdoors em smartphones, desencadeada pela batalha da Apple com o FBI sobre questões de privacidade no início deste ano.
Algo que deve ter em consideração neste momento:
– Um backdoor existe em alguns dispositivos Android e está a enviar logs das chamadas, dados de localização e mensagens de texto completas para um servidor chinês, conforme relatado pelo New York Times.
– O backdoor parece ser um recurso e não uma falha, já que o código foi intencionalmente adicionado ao sistema operacional com o objetivo de coletar informações, informou o Times.
– A descoberta desse backdoor poderia reabrir a conversa sobre a privacidade dos smartphones iniciada pela Apple e pelo FBI no início de 2016.
Se pretender melhorar a sua proteção e aumentar a sua segurança, já sabe que podemos analisar a sua situação e ajudar… consulte-nos!