Hoje ainda é muito comum vermos empresas que utilizam computadores como servidor.
O mais incrível que eles utilizam o computador para qualquer função. Funções que somente um servidor deveria realizar.

O computador Desktop ou portátil foi desenvolvido para trabalhos rotineiros. Trabalhos que não precisam de muitos recursos e que precisam de pouco processador, memória e disco.
Existem empresas que usam um computador como servidor e preferem oferecer notebooks para os funcionários utilizarem. Elas acreditam que essa é uma forma de economizar e que não existe diferença entre uma máquina de servidor e um desktop. Essa escolha pode parecer boa no começo, porém, pode trazer consequências sérias no futuro e grandes prejuízos que seriam evitados caso a instalação da máquina correta tivesse sido feita.

Vejamos o seguinte:

Quantas horas uma pessoa trabalha em média?
R: De 8 à 12 horas por dia, dependendo da área de atuação.

Quando a pessoa vai embora o que ela faz?
R: Desliga tudo o que estava a utilizar.

Quantos dias da semana uma pessoa trabalha?
R: De 5 à 6 dias por semana.

Então de maneira prática e no limite, esse computador só trabalha 12 horas por dia e 6 dias por semana.

Um servidor tem plena capacidade para processar inúmeros dados simultaneamente, além de memórias e HDs muito melhores que um desktop ou portátil. Ele foi projetado para ter peças redundantes, como por exemplo, fontes de alimentação, processadores e slots de memória que trabalham de maneira individual.

Qual o tamanho do prejuízo que a sua empresa pode ter se a mesma não puder emitir documentos importantes durante um determinado periodo?
A sua empresa pode ficar sem acesso ao seu próprio sistema de gestão?
A sua empresa funciona sem rede, partilha de dados, ou sem Internet?
Já procurou uma empresa de redes profissional ou um Gestor Técnico para o auxiliar no suporte técnico?

É claro que nenhuma empresa pode ficar sem aceder aos seus sistemas e documentos de gestão.
Um servidor, é construído visando a disponibilidade de serviços da empresa e para funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Sabe por quê? Simples, o hardware é projetado para isso!

Uma coisa que poucos sabem é que o desempenho de um servidor é sempre melhor que de uma estação de trabalho sendo usada como servidor.
O motivo é o hardware do desktop não foi projetado para instalar um sistema operativo de um servidor. Funcionar até pode funcionar, mas nunca com a mesma performance de um servidor projetado para tal.
Um desktop comum só consegue oferecer um bom desempenho para um utilizador. Se começa a deixar mais utilizadores a usar o seu sistema ao mesmo tempo, é bem provável que o desktop comece a apresentar lentidão e trave. É por isso que existem sistemas específicos para tal função como o Windows Server, Linux Server e outros, para serem usados em servidores e para fazer a gestão correta dos recursos necessários no momento que vários utilizadores estão a usar.

Conseguiu agora entender a diferença? Tem vários postos e utilizadores a necessitarem ao mesmo tempo de usarem base de dados? Se sim, o que precisa é de um Servidor e não de um PC “artilhado”…
Contacte-nos para analisarmos as suas necessidades, pois um servidor não se deve comprar como se fosse um PC ou Portátil! Fique na mãos de profissionais!