Em vez de armazenar e processar dados em servidores locais, as empresas estão cada vez mais a recorrer à cloud para beneficiar de uma vasta gama de aplicações e serviços, desde o armazenamento de dados à gestão de recursos de TI.
Porquê migrar para a cloud e quais são as suas vantagens?
Antes de embarcar neste processo digital, é comum pensar bem sobre a necessidade de fazê-lo. É claro que a migração para a cloud é um tema em alta no mundo, mas além da fama recente, a cloud destaca-se pelos múltiplos benefícios que oferece no ambiente empresarial. Estes incluem a redução de custos nas operações, o aumento da eficiência da equipa de trabalho e a modernização da estrutura, entre outros.
De facto, como já referimos, as principais razões pelas quais as empresas dão o salto para a cloud baseiam-se na flexibilidade, escalabilidade, segurança e redução de custos que esta proporciona. No entanto, um projeto de migração não é uma tarefa fácil e pode apresentar desafios únicos que devem ser abordados para garantir uma transição bem sucedida.
Avaliar a infraestrutura atual
Sem dúvida, o primeiro passo, antes de iniciar o processo, é efetuar um estudo exaustivo da empresa e saber quais são as suas necessidades de migração. Acima de tudo, é necessário investigar a carga de trabalho e avaliar como a migração irá afetar o negócio em geral.
Durante a análise, é importante observar atentamente os sistemas, as aplicações, os dados e os recursos informáticos atualmente utilizados pela empresa. Ou seja, considerar a forma como estes elementos se relacionam entre si, como interagem com os utilizadores e que tipo de requisitos de desempenho, segurança e escalabilidade são necessários no contexto empresarial.
Seleção de um fornecedor de serviços na cloud
Agora, uma vez esclarecidas as necessidades da sua empresa, é altura de selecionar o fornecedor de serviços adequado. Eis algumas orientações básicas para escolher o parceiro com o qual pode executar o processo de migração da melhor forma possível:
- Verificar as condições contratuais: analisar as funcionalidades oferecidas pelo fornecedor, tendo em conta as condições de segurança e o tempo de disponibilidade do serviço.
- Custo económico: existem cada vez mais empresas SaaS (Software as a Service) no mercado, avalie os custos dos serviços do fornecedor e tome uma decisão com base nas possibilidades económicas da empresa.
- Suporte e serviço ao cliente: ao trabalhar na cloud, é essencial ter um fornecedor que ofereça uma ampla cobertura de serviço ao cliente, uma vez que será responsável pela manutenção do hardware e do software. Por isso, certifique-se de que tem um horário de funcionamento alargado, uma resposta rápida e eficiente aos problemas e uma boa reputação de suporte de qualidade.
Libertação de processos de rotina de manutenção informática
Um cenário que abre portas a um outro, bem mais proveitoso para as organizações: mais tempo e uma maior disponibilidade para focar em funções mais centradas no desenvolvimento do negócio.
Na realidade, o outsourcing de TI vai permitir, por exemplo, dar à inovação um papel central na empresa até porque estas equipas de profissionais ficam livres da complexidade operacional para se passarem a concentrar naquilo que melhor sabem fazer.
Resultado: mais e melhores ideias transformadoras e disruptivas para o negócio que, em última análise, sai claramente a ganhar.
Aumento da eficiência e agilidade
O facto de se recorrer ao outsourcing, torna possível à área de TI uma flexibilidade e agilidade que não conseguiria alcançar só com recursos internos.
De acordo com as necessidades, o responsável de TI pode dimensionar as suas equipas bem assim como o tempo e as tecnologias do parceiro.
Importa não esquecer que as organizações contam com recursos limitados e, na larga maioria dos casos, a administração de TI não é a sua competência central.
Uma forma de ganhar tempo é, efetivamente, através do outsourcing de TI, cuja estrutura de custos e economia de escala pode vir a assegurar uma importante vantagem competitiva. Contas feitas: mais eficiência e também mais agilidade.
Integrar e formar o pessoal
Outro passo crucial para uma transição eficaz é formar e envolver o pessoal no processo. Inicialmente, alguns funcionários podem estar relutantes em fazer a mudança, pelo que é importante dedicar algum tempo a explicar as vantagens de adotar esta nova forma de trabalhar.
Também é importante fornecer formação e recursos adequados para permitir que os utilizadores compreendam e utilizem de forma eficaz os serviços e ferramentas da cloud. Isto inclui formação sobre navegação na interface do utilizador, acesso e gestão de dados na cloud, bem como protocolos de segurança e privacidade.