Menos papel, mais rapidez e menos burocracia são as promessas do Simplex 2022.
A nova versão do programa tem 48 medidas em áreas como a saúde, ensino, emprego, prestações sociais ou mobilidade. Destacamos algumas que implicam alterações no seu software de gestão.
#1 Fatura sem papel
Enviar faturas eletrónicas, aos cidadãos e empresas, por email diretamente através do seu programa de faturação, substituindo, por opção do contribuinte, a versão física da fatura.
A legalidade das faturas eletrónicas e outros documentos fiscais, depende da inclusão da assinatura digital qualificada, só assim garante ao negócio, a veracidade do documento emitido.
As empresas têm de assegurar a assinatura eletrónica dos documentos de faturação a entidades privadas e públicas, a partir do software e em conformidade com o disposto no Decreto lei n.º 28/2019
Prazo de implementação: 4º trimestre de 2022
#2 Integração contabilística automática da fatura eletrónica
Disponibilizar uma solução de integração contabilística automática para um conjunto de cenários de negócio.
Prazo de implementação: 2º trimestre de 2022
#3 RH Empresas
Disponibilizar web services que possibilitem às empresas integrar nos seus sistemas informáticos de gestão de recursos humanos a comunicação à Segurança Social de início e cessação de vínculo dos seus trabalhadores.
Prazo de implementação: 2º trimestre de 2022
#4 Alerta IES
Implementar um sistema de envio de alertas no âmbito da Informação Empresarial Simplificada para evitar a instauração oficiosa de procedimento administrativo de dissolução por falta de prestação de contas das sociedades comerciais.
Prazo de implementação: 1º trimestre de 2023
#5 Seguir + empresa
Disponibilizar um serviço de alerta para notificação de todos os registos que foram feitos sobre uma entidade sujeita a registo comercial, permitindo a permanente atualização sobre alterações que ocorram na entidade, aumentando a transparência e dispensando a consulta de uma certidão.
Prazo de implementação: 2º trimestre de 2023
#6 Simplex Licenciamentos
Eliminar licenças, autorizações e outros procedimentos que criem encargos para as empresas nas áreas do ambiente; urbanismo e ordenamento do território; indústria, comércio e serviços; e agricultura, melhorando a forma como são disponibilizados os serviços digitais que suportam estas formalidades e uniformizando o contacto entre a Administração Pública e as empresas e os cidadãos.
Prazo de implementação: 2º trimestre de 2023
#7 Autenticação Biométrica
Ativar os certificados de assinatura e autenticação do cartão de cidadão e a ativação da Chave Móvel Digital com base em biometria facial, eliminando a necessidade de deslocação a um balcão, implementando uma solução que permita também, em regime de teste, avaliar a renovação do cartão de cidadão numa app.
Prazo de implementação: 2º trimestre de 2023
Também poderá consultar aqui (1) as alterações que o ficheiro SAFT e portal e-Fatura terão que ter ainda este ano de 2022, assim como outras alterações necessárias ao seu software de gestão, que pode consultar também aqui (2).
Quando falamos de inovar, simplificar e modernizar, não podemos esquecer os negócios e todos os processos administrativos.
Solicite a atualização ao seu software de gestão, contacte-nos!